UNIVERSIDADE LUSÓFONA RECEBE CONFERÊNCIA SOBRE ENTRADA DO SURF NOS JOGOS OLÍMPICOS.

UNIVERSIDADE LUSÓFONA RECEBE CONFERÊNCIA SOBRE ENTRADA DO SURF NOS JOGOS OLÍMPICOS.


Dia 12 todos os caminhos irão se encontrar na Lusófona. Foto: Divulgação

O ano de 2020 vai ser marcante para o surf mundial, uma vez que já é certo que o nosso esporte fará a estreia oficial em Olimpíadas. A oficialização da entrada do surf para os Jogos de Tóquio 2020 aconteceu no último ano e, agora, iniciam-se os preparativos para a chegada da modalidade a um patamar único, mas que nem por isso é unânime entre a comunidade surfista.
Já na próxima quinta-feira, dia 12 de janeiro, a Universidade Lusófona em Portugal vai realizar uma Conferência sobre o surf nos Jogos Olímpicos, naquilo que será uma ajuda para perceber e debater a importância que esta situação poderá ter no esporte em franca expansão e também na carreira de jovens atletas.
A Conferência vai decorrer no auditório Agostinho Silva, na própria Universidade Lusófona, e será moderado por Sandro Maximiliano. Uma iniciativa que conta com um vasto programa, que visa abordar inúmeros tópicos relacionados com o surf e os jogos Olímpicos ao longo de várias horas. É também certa a presença de alguns surfistas e atletas olímpicos.
Começará ás 16 horas, com o tema “Jogos Olímpicos: Criar uma cultura de vitória, visão e possibilidades” e terão as honras de abertura. Este será um tema apresentado pelo professor José Curado, Diretor do Instituto Lusófono – Treinador esportivo. Às 17 horas será a vez de Gonçalo Lopes, representante da Hurley Portugal, dar a sua visão sobre “As marcas de surf nos Jogos Olímpicos, o mercado e a expansão, os target’s e o alcance, o produto olímpico”, ás 17:30 haverá a palavra o jornalista Miguel Pedreira, com o tema “O surf português nos Jogos Olímpicos? Que imagem? Visibilidade e impacto mediático”. Jorge Gato Ribeiro e Miguel Moreira, ambos treinadores e mentores, terão uma palestra às 18:oo pm, sobre a perspetiva de “Expectativas e possibilidades, o presente e o futuro”.
Depois disso haverá um intervalo e as conferências passarão então para o debate sobre “A perspetiva do atleta: a importância da presença nos Jogos Olímpicos, objetivos a curto, médio e longo prazo”, que se realizará entre as 19:00pm e ás 20:00pm horas e contará com a presença de alguns jovens surfistas de ponta.
Por fim, Joana Pratas, atleta olímpica de vela, irá fazer o relato de uma experiência olímpica da perspetiva do atleta. E na próxima semana a Lusófona irá brindar os fãs e interessados por surf, com uma conferência que pretende explorar e interpretar um tema que será, sem dúvida, muito marcante para o surf mundial. Uma iniciativa que merece a atenção e a presença de todos!

Por: Surf Today / Fonte: Surf Portugal.