
Nova Geração Anne dos Santos: da Austrália para as competições no Brasil.
Anne já tem uma coleção de troféus em casa. Fotos: arquivo pessoal.
A surfista brasileira Anne dos Santos que mora em Sydney, Austrália, chegou ao Brasil em dezembro para treinar e competir nas etapas do Circuito Rip Curl Grom Search que começa neste mês.
Para conhecer um pouco mais dessa atleta da nova geração, nossa equipe preparou uma entrevista onde ela fala de seus resultados na Austrália, quais praias costuma treinar, sua meta, ídolos, sonhos, viagens e muito mais.
Confira:
Carlos Matias – Você vive há quanto tempo na Austrália?
Anne dos Santos – Moro há 7 anos em Sydney.
Qual pico você surfa com mais frequência e qual gosta mais na Austrália?
Moro em frente à praia de North Narrabeen, onde costumo surfar antes de ir pra escola. Também morei em Dee Why onde tenho muitos amigos e adoro surfar lá. Além dessas praias, meus picos favoritos são Lennox Head e Yagan.
Anne dos Santos. Foto: Bruce Photo.
Quais foram seus melhores resultados no ano de 2016?
Meus melhores resultados em competições no último ano foram:
Campeã no Surfest Tag Team 2016 (Newcastle)
3ª colocada no NSW (New South Wales) School State Titles 2016 (Port Macquarie)
4ª colocada no Australian Open Grom Challenge 2016 (Manly Beach)
4ª colocada no Billabong OZ Grom Cup 2016 (Coffs Harbour)
5ª colocada no NSW (New South Wales) State Titles 2016 (Port Macquarie)
Por que resolveu vir passar uma temporada no Brasil?
Acompanho o desempenho dos surfistas brasileiros e acho inspirador. Na Austrália quando estou surfando e conheço alguém na água sempre me perguntam se eu sou brasileira e eu respondo com orgulho que sim!
Eu queria conhecer os picos e os surfistas locais do Rio – minha cidade de origem – e de outras cidades do Brasil também. Quando vi que era minha última chance de participar do Rip Curl Grom Search por causa do limite de idade, decidi junto com a minha família que era a hora certa de passar uma temporada aqui.

Anne na Indonésia. Foto: arquivo pessoal.
Quais competições você pretende disputar aqui?
Nesta temporada vou disputar o Rip Curl Grom Search e algumas etapas da categoria Pro Junior. No futuro gostaria de voltar pros eventos classificatórios para o ISA Games.
Você acredita que exista alguma diferença entre as competições brasileiras e australianas?
Não tenho ainda experiência em competições aqui no Brasil, mas acredito que sejam parecidas com as da Austrália. Sempre aprendo bastante cada vez que participo de competições e será ainda mais válido pegar experiência em dois países, já que busco competir profissionalmente no futuro.
Qual sua meta?
Quero, como sempre quis, me tornar uma surfista profissional. Minha mãe vive dizendo que eu não preciso competir, que posso ser só uma freesurfer, mas eu gosto muito de competir. E eu sempre aprendo algo quando participo dos eventos, sempre me divirto muito e conheço novos amigos com os mesmos interesses que eu.
Anne dos Santos. Foto: arquivo pessoal.
Em quem você se inspira? Quem são seus ídolos?
Meus ídolos do surf são John John Florence, Mick Fanning e Filipe Toledo. Minha tia Ananda Amaral também me inspira bastante pela personalidade dela, por ela ter me ensinado a surfar e por ela ser bem dedicada ao surf.
Qual seu sonho no surf e como pretende conquista-lo?
Um sonho grande seria me tornar uma campeã mundial, claro! Mas surfar é o que me faz feliz e viajar o mundo pra treinar e competir, como já venho fazendo, é muito legal! Tenho sorte de ter uma família que me apoia e digo sempre que estou ‘living the dream’, que significa ‘vivendo um sonho’.
Quais viagens já fez e quais lugares sonha conhecer?
Já viajei pra muitas praias da Austrália, Maldivas, Indonésia, Peru e Brasil. Quero muito viajar pro México e surfar ondas grandes em Puerto Escondido.
Como tem sido o surf aqui no Rio? Quais praias tem gostado mais?
O surf tem sido bem divertido, tenho surfado bastante no Posto 11 do Recreio, mas também gostei muito de surfar na Prainha e em Saquarema.
Como parte do seu treinamento para o Rip Curl Grom Search você também passou duas semanas surfando no Peru. Quais praias você visitou e como foi sua viagem?
No Peru eu fiquei no @laplayaperu com bons amigos da minha família e eles foram muito legais em me receber num lugar tão lindo e de frente pra uma onda chamada La Vuelta. Adorei conhecer o Peru e ficar amiga das surfistas peruanas Sol e Leailani Aguirre. Agora estou de volta no Rio e treinando todo dia com o Hugo Bittencourt.

Anne dos Santos. Foto: arquivo pessoal.
Você tem patrocínio?
Tenho sorte de ter o MG Surfboards me ajudando pra que eu tenha as melhores pranchas quando preciso e também tenho suporte da Wicks Surf.
Fale um pouco do seu estilo de vida.
Eu amo surfar e o surf diz muito quem eu sou. Surfar, andar de skate, tocar violão, nadar em piscinas naturais e explorar a natureza são atividades que eu curto muito. Também gosto de artes e sempre faço pinturas nas minhas pranchas. Sou vegetariana e minha mãe me ajuda a escolher refeições veganas e saudáveis.
Por: Surf Today / Fonte: Carlos Matias