Saquaremenses fazem a festa


Pódio Open. Foto Guilherme Milward
SAQUAREMENSES FAZEM A FESTA EM ITACOATIARA
Por João José Macedo
A praia de Itacoatiara sediou nos dias 25 e 26 de julho a segunda etapa do Circuito ASN Compão / Secretaria de Esporte 2015, que também contou como abertura do Circuito Estadual Pós-14.
Nos dois dias do campeonato as ondas ficaram em torno de um metro com boa formação. Sábado de manhã a ondulação estava de sudeste com brisa de terral. Domingo a ondulação virou para sul e quebraram altas ondas no Pampo. Os atletas aproveitaram as condições favoráveis para competição e proporcionaram muitos bons momentos, com manobras fortes e modernas.
Saquarema sempre foi celeiro de grandes nomes do esporte no Brasil. O “Maracanã do Surfe” continua produzindo bons surfistas e eles fizeram a festa em Niterói com 5 vitórias nas 7 categorias disputadas. O principal destaque foi para Lucas Chumbinho, que acertou um aéreo super man e venceu a Open mais uma vez. Com 2000 pontos precisa da quinta colocação na terceira etapa para garantir matematicamente o título do ranking e faturar os 10 dias de hospedagem no Ulau Manua Resort Mentawai.
Na decisão da Open, o niteroiense Marco Antonio Cofrinho tinha uma disputa particular com Chumbinho pelo topo do ranking. Ele permanecia em segundo até o buziano Theo Fresia conseguir roubar sua posição nos últimos minutos da bateria. Com o terceiro na etapa Cofrinho somou 1539 pontos e é vice-líder do circuito. O trigêmeo Bruno Borges chegou a final aplicando fortes manobras em todo evento, e completou o pódio na quarta colocação.
O nível da Junior (Sub-18) foi muito alto desde a primeira rodada, o que mostra que o Estado do Rio de Janeiro está preparando uma nova safra de competidores que deverá se destacar em breve no cenário nacional. O carioca Lucas Paes encontrou a onda salvadora, acertou três rasgadas e uma bonita batida na junção para conseguir a virada nos instantes finais. Com isso ele faturou uma passagem para o Peru oferecida pela Avianca e largou na frente do ranking estadual. João Jacques também teve uma ótima oportunidade no fim, e com quatro batidas na onda, ficou por dois décimos para ganhar o campeonato. Theo Fresia liderava a decisão até sofrer a dupla virada e terminou em terceiro. Victor Soares cometeu uma interferência e sua pontuação na final ficou prejudicada.
O big rider saquaremense Patrick Reis surfou com muita pressão durante todo evento e na decisão da Master não foi diferente. Com a vitória nesta etapa ele conquistou um final de semana com direito a um acompanhante na Pousada Itamambuca Casa de Praia, e disparou no ranking com 1900 pontos. Eric Gonçalves surfa à vontade em qualquer condição no Pampo. Com batidas e rasgadas jogando muito água para cima, ele chegou a segunda colocação nesta etapa. Rafael Curi ficou em terceiro e o competitivo Luiz Menezes em quarto.
João Vitor Chumbinho foi certeiro em sua última tentativa na final da Mirim (Sub-16), encaixou três manobras em uma onda da série, recebeu a maior nota da bateria e foi o campeão da etapa. Com a segunda colocação, Daniel Templar fez a dobradinha para Saquarema. O cearense radicado no Recreio Joel Dantas foi o terceiro e João Vitor Quintanilha de Arraial do Cabo o quarto.
Daniel Templar está bem adaptado nas ondas de Itacoatiara e já acumula muito títulos em Niterói. Surfou como gente grande e liderou a decisão da Iniciante (Sub-14) de ponta a ponta, para conquistar mais uma vitória na ASN. Danilo de Souza usou suas fortes rasgadas de backside para chegar em segundo. Kauai Marinho se esforçou bastante e terminou em terceiro. Bernardo Ribeiro, outro representante da Região dos Lagos, não encontrou boas ondas e ficou em quarto.
A categoria Feminino Junior (Sub-18) foi a mais equilibrada, com muitas ondas surfadas pelas cinco competidoras. No minuto final, uma série entrou e todas tiveram uma última oportunidade. Kayane Reis acertou três manobras e vibrou muito, garantindo mais uma vitória para Saquarema. A carioca Luara Thompson esteve na liderança, mas sofreu a virada nos instantes finais e finalizou em segundo. A cabofriense Karol Ribeiro acertou boas batidas e ficou em terceiro. Rayssa Fernandes foi a quarta e Carol Bonelli a quinta.
A FESERJ realiza um trabalho único no Brasil com a inclusão da categoria destinada para surdos, promovendo integração social através do esporte. André Menezes aplicou boas batidas e conquistou o título da primeira etapa do Circuito Estadual. Fabio Quintela acertou uma bela rasgada, quase conseguiu a virada, e terminou em segundo. Arlindo Hang e Jandher Mariz ficaram respectivamente em terceiro e quarto.
Ao término do campeonato todos estavam satisfeitos com o desfecho do evento e com a confirmação do Circuito Estadual Pós-14 para este ano, que ainda terá mais duas etapas, uma em Saquarema nos dias 15 e 16 de agosto, e a última está agendada para os dias 28 e 29 de novembro na Prainha.
O ranking atualizado do Circuito ASN pode ser consultado no site da entidade através do link (www.asn.org.br/ranking-2015/). A terceira e decisiva etapa, que definirá os campeões do ano, está marcada para os dias 10 e 11 de outubro.
O Circuito ASN Compão / Secretaria de Esporte 2015 tem patrocínios das Lanchonetes Compão, Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, Unimed Leste Fluminense, Ulau Manua Resort Mentawai, Avianca, MR Sport Films, Pena, Hot Buttered, Pousada Itamambuca Casa de Praia, Northwindpro, Hillstone, Todaro, André Cebola Shaper e Pranchas Bou.
Fotos Guilherme Milward
Divulgação ASN Biênio 2015/16

Fonte: craud.net